Detran capacita mais de dois mil mototaxistas

Data
Termos
capacitação

Robério de Freitas trabalha como mototaxista em Salvador há oito anos e está motivado para faturar no Carnaval. Ele integrou a turma de 86 alunos do curso gratuito de capacitação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que receberam o certificado, nesta quarta-feira (7), em solenidade realizada na sede do órgão, na capital. “O curso foi maravilhoso, com instrutores bem preparados. Aprendi diversos comportamentos que vão melhorar meu desempenho no trânsito. Sempre quis estar legalizado e incluir na minha habilitação que exerço atividade remunerada”, comemorou Freitas.

A capacitação é obrigatória para o exercício da atividade, onde os alunos têm 30 horas de aulas sobre legislação, direção defensiva, transporte de passageiros, situações de risco, cidadania e primeiros socorros. Em um ano, mais de dois mil mototaxistas foram capacitados pelo Detran. Para participar do curso, é preciso ser maior de 21 anos, estar habilitado na categoria A, pelo menos há dois anos, e não responder a processo de suspensão do direito de dirigir.

O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, destacou a importância da preparação dos mototaxistas para melhorar a segurança no trânsito. " Antes mesmo da regulamentação da profissão, já oferecíamos a capacitação, o que deu celeridade ao processo de regulamentação em Salvador. É uma iniciativa que valoriza os profissionais e aumenta a segurança no transporte de passageiros, principalmente agora no Carnaval".

A diretora da Escola Pública de Trânsito, Ilnara Menezes, anunciou o aumento na oferta de vagas para o curso, neste mês. “Na capital, começamos com uma turma quinzenalmente. Com o aumento da procura, ampliamos para três turmas semanais. A partir do próximo dia 19, teremos cinco turmas por semana, inclusive para motofretistas".