Ciclista também tem que respeitar as leis do trânsito

Data
Termos
Leis

Andar de bicicleta é uma delícia, não é mesmo? Mas essa atividade tão prazerosa exige cuidado e respeito às leis de trânsito. O ciclista deve sempre respeitar a sinalização, além de circular na mão correta de direção, uma vez que a bicicleta também é um veículo.

Pela lei, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias e acostamentos. Na ausência de qualquer uma delas, devem andar no canto direito da pista, no sentido dos demais veículos.

Para evitar colisões, é necessário que os ciclistas tenham muita atenção e sinalizem com as mãos sua intenção de realizar alguma manobra. O papel dos motoristas é igualmente importante: estes devem manter distância lateral de ao menos 1,5 m da bicicleta e reduzir a velocidade sempre que passar pelos ciclistas, procurando sempre respeitar a sinalização das faixas destinadas a eles. Vale lembrar que, entre ciclistas e pedestres, o pedestre tem sempre a preferência.

Medidas de segurança, como utilizar o capacete, também são igualmente importantes e podem reduzir em até 90% o risco de um traumatismo craniano em quedas. Lembrando que, em casos de acidentes de trânsito, os ciclistas também têm direito ao Seguro DPVAT.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito