Parceria Detran e PM

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e a Polícia Militar da Bahia assinaram, nesta segunda-feira (11), convênio de cooperação técnica para a oferta de cursos de formação e capacitação a policiais que pretendem obter ou renovar a carteira de habilitação, incluindo a mudança de categoria. Em destaque, a preparação para dirigir veículos de emergência e transportar cargas perigosas.

junta médica

Neste fim de semana, 60 médicos foram capacitados em Salvador para atuar na Junta Médica Especial do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

Nova CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo formato a partir de janeiro de 2019. O documento, atualmente de papel, será semelhante a um cartão de crédito, de plástico e com chip, para aumentar a segurança e evitar fraudes.

Operação Verão

O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (6), 17 novas viaturas padronizadas para o trabalho de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), durante o lançamento da Operação Verão, na orla da Boca do Rio, em Salvador. O órgão ganhou também uma moderna unidade móvel para a Escola Pública de Trânsito (Eptran), equipada com dois simuladores de direção.

PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o sistema “SINAL”, em substituição ao antigo sistema “SINARF/Alerta”. Com o novo sistema o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em sequestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no Portal da PRF.

Ação educativa

O encerramento da 30ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, no domingo (3), contou com a presença da menina Sofia, de 8 anos. Ela ficou fascinada com os animais, realizou o sonho de passear de pônei e não resistiu aos personagens educativos do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que promoveu uma campanha de conscientização durante o evento.

acidente de trânsito

O Observatório Nacional de Segurança Viária divulgou, nesta semana, o custo per capita por acidentes de trânsito no Brasil, com base nos dados de 2015. Como o número total de mortes caiu 12%, passando de 43.780 em 2014 para 38.651 em 2015, os custos consequentemente reduziram, saindo de um total de R$ 56.021.670 bilhões para R$ 52.283.362 bilhões, o que representa uma redução de 7%.

Trios elétricos

Entre as atribuições do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) está a vistoria dos trios elétricos e carros de apoio que participam do Carnaval. Para ampliar a fiscalização dos veículos, o órgão baixou a portaria 2182, publicada na edição de quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado, que estabelece um novo critério de atuação.

Airbag

O airbag dos veículos automotivos vendidos no Brasil é o componente que mais tem apresentado problemas que resultaram na necessidade de se fazer campanhas de recall. No entanto, 84% dos mais de 2,2 milhões de veículos que se encontram nessa situação não o fizeram, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Ação educativa

Vinte alunos da Escola Municipal Professora Rozilda Cruz, localizada na cidade de São Sebastião do Passé, Região Metropolitana de Salvador, deixaram a sala de aula, nesta terça-feira (28), para uma manhã de atividades no Centro Interativo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), que funciona na sede do órgão, na capital.