ABRAMET

Para orientar os caminhoneiros sobre as maneiras mais seguras e eficazes de prevenção ao novo coronavirus (COVID-19), a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) prepararam um guia com informações sobre a doença.

Atendimento

Em cumprimento aos decretos do Governo do Estado e de prefeituras, que determinam medidas de prevenção e contenção ao coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) suspendeu o atendimento nas 33 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), em municípios do interior, por tempo indeterminado.

Confira a relação das cidades onde estão localizadas as Ciretrans que deixaram de funcionar:

Informes

Em decisão publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial do Estado (DOE), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) suspendeu, por tempo indeterminado, os prazos para a divulgação da relação dos candidatos selecionados, apresentação de documentos e recursos, no processo de contratação pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Atendimento

A maior demanda na Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) tem sido de manifestações de pessoas com dúvidas sobre as medidas relativas a procedimentos para condutores e proprietários de veículos, no período de combate ao coronavírus.

fiscalização

Equipes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) estão atuando em Salvador, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Barreiras, para o cumprimento do decreto do Governo do Estado que proíbe o transporte coletivo intermunicipal, com o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus. Na capital, o Detran-BA fiscaliza também o transporte clandestino de passageiros.

Leilão

Após suspender a modalidade presencial em leilões de veículos, como medida de prevenção ao novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito ( Detran-BA) promove, nesta segunda-feira (23), a partir das 9h, o primeiro leilão exclusivamente online, no período de isolamento social.

Legislação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, nesta sexta-feira (20), uma deliberação ampliando e interrompendo os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. A medida faz parte das ações do Governo Federal de auxiliar a população no enfrentamento dos impactos do novo Coronavírus no setor de trânsito e transportes brasileiro.

Atendimento

A partir da próxima segunda-feira (23), os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) serão suspensos em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana, Prado e Porto Seguro, por tempo indeterminado. A suspensão acarretará na prorrogação do prazo de comunicação de venda e transferência de propriedade do veículo, que era de 30 dias, para a data em que atendimento voltar à normalidade.

Primeira habilitação

Em comunicado a todas as unidades de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), na capital e no interior, o diretor-geral do órgão, Rodrigo Pimentel, anunciou a suspensão das provas teóricas e práticas para os candidatos à primeira habilitação, a partir desta quinta-feira (19), por 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

ABRAMET

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) decidiu recomendar às clínicas credenciadas ao órgão que adotem as medidas de prevenção ao novo coronavírus ( Covid-19), indicadas pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e pela Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit).